Páginas

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Veja a Terra do espaço quase em tempo real


SÃO PAULO – Desde 2006, a Agência Espacial Europeia (ESA) tem disponibilizado na internet imagens de satélite para cientistas e outros interessados em visualizar a Terra ou avaliar alterações promovidas pelas mudanças climáticas.
Agora, a ESA acaba de adicionar mais 13 mil imagens feitas por radar ao serviço, ampliando as possibilidades de visualização quase em tempo real.

Denominado Miravi, o serviço produz imagens a partir de dados enviados por instrumentos a bordo do satélite Envisat. As imagens são publicadas gratuitamente na internet apenas duas horas após os dados terem sido recebidos.
“Estamos muito satisfeitos com o número de pessoas que usam o Miravi para explorar nosso planeta. Esse entusiasmo nos levou a oferecer novas imagens que possibilitam diferentes tipos de informação”, disse Volker Liebig, diretor de Observação Terrestre da ESA.
O Miravi fornecia imagens que permitiam acompanhar eventos naturais em andamento, como erupções vulcânicas. Com a adição das novas imagens feitas a partir do radar do Envisat, passa a ser possível observar outros tipos de eventos, como enchentes, deslocamento de icebergs ou derramento de óleo no mar.
Esses novos eventos são possíveis de visualizar porque o radar consegue levar à produção de imagens mesmo à noite ou quando o céu estiver coberto de nuvens. Também é sensível à variação na superfície da água causada por derramamentos no mar.
Mais informações: www.esa.int/miravi.
Samy Art's Technology


Pôr do sol é fotografado do espaço


SÃO PAULO – Os seis astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional fotografaram um pôr do Sol na Terra visto do espaço.
Os membros da expedição 27 registraram o momento em que a América do Sul anoitece. A foto foi feita por volta das 19:37, hora local,e foi divulgada na semana passada.

Todos os dias os tripulantes vêem, em média, 16 vezes o sol nascer e se por. Como estão desde março no espaço, e só devem descer em setembro, isso significa que terão passado por mais de três mil auroras e crepúsculos.
Para alguém aqui na Terra, seriam necessários quase 10 anos para visualizar os fenômenos tantas vezes.
Samy Art's Technology

Descoberta espécie que é ´fóssil vivo´

São Paulo- Um animal tão único que cientistas não conseguem encaixá-lo em nenhuma linhagem existente.
Na grande árvore que mostra a evolução dos seres vivos, onde os troncos e suas ramificações representam a ascendência das criaturas, a Protoanguilla palau acaba de ganhar uma nova família só para si.
A pequena enguia descoberta em Palau, no Pacífico, é diferente de todos os animais de seu gênero. Suas características são tão primitivas que a fazem ser considerada um verdadeiro “fóssil vivo”.
A análise do DNA mitocondrial (material genético de organelas celulares chamadas mitocôndrias) indica que a espécie é uma linhagem antiga, independente, com uma historia evolutiva completamente diferente de todas as enguias vivas hoje e também de todos os fósseis já encontrados.
Basicamente, não há registro de antepassados da família da P.palau e, ao que tudo indica, a história dessa espécie começou há 200 milhões de anos, no período Mesozoico.
Enquanto alguns de seus traços a fazem parecer com as 19 famílias de enguias comuns existentes hoje, outros aspectos da fisionomia destoam: sua cabeça é desproporcionalmente grande, seu corpo é curto demais e suas guelras se abrem em padrão de colar muito particular.
A mandíbula e o fato de possuir menos de 90 vértebras são, inclusive, traços só vistos em fósseis do período Cretáceo – entre 140 milhões e 65 milhões de anos atrás. Já outras de suas características nunca foram vistas, nem mesmo em fósseis.
A descoberta da enguia foi feita pela equipe liderada por Dave Johnson, do Museu de História Natural Smithsonian, e publicada hoje na Proceedings of the Royal Society B.
Samy Art's Technology


quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Conheça a bela namorada de Messi




Messi vive uma relação cheia de idas e vindas com a bela Antonella Roccuzzo. Eles já terminaram e voltam algumas vezes, mas ao menos, aparentemente, o craque do Barça marcou mais um golaço ao reatar com a beldade. Os dois foram clicados em um iate em Ibiza no fim das férias do atleta.



























Veículos espanhóis chamam a atenção para a noiva de novo astro do Atlético de Madrid


Arda Turan é um meia muito promissor. Eleito jogador mais popular da Europa em 2009, o turco de 24 anos foi contratado pelo Atlético de Madrid junto ao Galatasaray há alguns dias. O preço final foi algo em torno de 12 milhões de euros (R$ 27,5 milhões), a transferência mais cara da história do futebol turco.

Mas os veículos espanhóis não perderam tempo. Dizem que o jogador deve aparecer mais nas páginas de fofocas do que de esportes, já que vem acompanhado da bela atriz Sinem Kobal, sua namorada desde 2009 e noiva desde 2010. Na Turquia o casal é bem conhecido, com uma página de Facebook dedicada a eles e 'curtida' por mais de 11 mil pessoas. A informação é do Blog Fuera de Juego, do jornal espanhol Marca.


Veja as fotos da turca de 24 anos que é a nova sensação da Espanha!












quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Jogador japonês morre dois dias após sofrer colapso

Naoki Matsuda, zagueiro do Japão em ação na Copa do Mundo de 2002. Ele morreu aos 34 anos devido a uma parada cardíaca durante um treino (Foto: Getty Images)


Dois dias depois de sofrer um ataque cardíaco durante um treinamento da sua equipe, o zagueiro japonês Naoki Matsuda morreu nesta quinta-feira. A informação da morte do jogador do clube Matsumoto Yamaga foi confirmada pela agência de notícias Kyodo. Algumas informações desencontradas deram a morte do jogador no dia do colapso, mas o certo é que ele estava internado em estado grave.
Matsuda, de 34 anos, estava em estado grave desde a última terça-feira, quando sofreu o colapso enquanto participava de uma atividade do Yamaga, logo depois de realizar uma corrida de aquecimento de apenas 15 minutos. "Faleceu hoje (quinta) à 1h06 da tarde (no horário local)", afirmou o presidente do time japonês, Hiroshi Otsuki. "Desde terça-feira temos recebido inúmeras mensagens de apoio dos fãs de Matsuda em todo o Japão", acrescentou o dirigente.
O zagueiro jogou pela seleção japonesa em 40 partidas e defendeu o seu país na Copa do Mundo de 2002. Matsuda ainda realizou 385 partidas pelo Campeonato Japonês atuando pela equipe do Yokohama Marinos, entre 1995 e 2010.
Depois de sofrer ataque cardíaco na última terça-feira, o jogador chegou inconsciente ao hospital para o qual foi levado e não reagiu quando foi feita uma massagem na região do coração. Ele passou a defender o Matsumoto Yamaga no Japão apenas este ano, após jogar pelo Yokohama Marinos em toda a sua carreira anteriormente.
A morte de Matsuda já está causando grande comoção no Japão. Os jogadores e o povo do país não se conformam com o ocorrido. Entre os atletas inconformados está o ex-capitão da seleção japonesa, Tsuneyasu Miyamoto. "É um choque enorme", disse o atleta, que depois acrescentou: "Eu sempre vou me lembrar de ter jogado ao lado dele na Copa do Mundo de 2002. Ele foi um grande companheiro de equipe".
Alberto Zaccheroni, técnico da seleção japonesa, também lamentou a morte do jogador. "Eu nunca cheguei a conhecer Matsuda diretamente, mas sabia do grande jogador que ele era por ter o visto jogar no Campeonato Japonês do ano passado", disse o treinador.
Com a morte de Matsuda, o futebol lamenta mais um caso trágico de um jogador que morre de forma súbita e inesperada. Em 2003, o camaronês Marc-Vivien Foe teve um colapso em campo e morreu enquanto defendia o seu país na Copa das Confederações, na França. Um ano depois, o atacante Miklos Feher teve o mesmo destino cruel ao sofrer um ataque cardíaco enquanto atuava pelo Benfica em um jogo do Campeonato Português. Também em 2004, o zagueiro Serginho, do São Caetano, faleceu após sofrer um parada cardíaca em uma partida contra o São Paulo, no Morumbi. O mesmo ocorreu com o defensor Antonio Puerta, em 2007, quando ele defendia o Sevilla em um confronto do Campeonato Espanhol.
Samy Art's Technology / Estadão