Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira (28) a nomeação do general da Força Aérea Philip Breedlove para o comando supremo da Organização da Aliança Atlântica (Otan), no lugar do general dos fuzileiros John Allen, que renunciou há um mês.
O presidente Barack Obama "nomeou o general da Força Aérea Philip Breedlove para servir na chefia do nosso comando europeu, Supremo comando aliado", disse o secretário da Defesa, Chuck Hagel, à imprensa.
O general de quatro estrelas, de 57 anos, passou boa parte de sua carreira servindo em Espanha, Itália e Alemanha, e a partir de 2012 assumiu o comando das forças aéreas americanas na Europa e na África, a partir da base aérea de Ramstein, no oeste da Alemanha.
Obama nomeia mulher para dirigir Serviço Secreto
Partido republicano muda postura e promete apoiar imigrantes e gays
Como comandante supremo das forças aliadas na Europa, o general Breedlove comandará as operações da Aliança Atlântica e também as forças americanas no continente europeu.
Breedlove substituirá de fato o almirante americano James Stavridis, já que o general John Allen, ex-comandante da coalizão internacional no Afeganistão e nomeado para o comando da Otan, foi obrigado a renunciar ao posto e a se retirar da ativa após o escândalo Patraeus.
Natural da Geórgia, Philip Breedlove tem mais de 3.500 horas de voo com o caça-bombardeiro F-16.
Internado com infecção pulmonar, Mandela "está consciente", diz porta-voz
Após ser internado para fazer exames, Nelson Mandela passa a noite em hospital
O general participou de missões de combate sobre a Bósnia nos anos 90.
De 1983 à 1985, foi instrutor de voo do F-16 na base de Torrejon (Espanha), antes de comandar um esquadrão de F-16 na base de Ramstein, a partir de 1990.
Após uma breve passagem pela Coreia do Sul (1993-1994), Breedlove ocupou vários postos no Estado-Maior americano, antes de retornar à Europa em 2004, servindo na base de Aviano (Itália).
De janeiro de 2011 a julho de 2012, foi o vice-chefe do Estado-Maior da Força Aérea, quando recebeu sua quarta estrela de general.